sexta-feira, 29 de abril de 2011

CASULO

século vincúlo e tumulo Citação com casulo

No fundo, é isso, a solidão: envolvermo-nos no casulo da nossa alma, fazermo-nos crisálida e aguardarmos a metamorfose, porque ela acaba sempre por chegar. Lagarto, casulo ou borboleta?
Você já viu uma Borboleta? Ela é um dos insetos mais bonitos que Deus inventou. Suas asas coloridas, seu vôo livre, ..., todos já pararam para admirar sua beleza..
Os apaixonados se encantam quando uma borboleta brinda-os com seu dançar ao vento e como seu pousar nas flores. E juras de amor são trocadas tendo uma borboleta como testemunha.
Como são lindas as borboletas!!!
Você já viu uma lagarta?
Eta bichinho asqueroso, melequenta e nojenta. Fica lá, grudada no chão ou na parede, as vez em pedras ou casca de árvore. Cruzes! Como Deus pode criar uma lagarta?
É, é muito estranho imaginar dois bichinhos tão diferentes serem na verdade a mesma coisa.
A lagarta coitada, é a feia e asquerosa. Vive limitada tendo que se arrastar por onde quer que vá. Muitas vezes é esmagada e sofre muito com o calor. As pessoas que passam por ela nem sabem qual seu verdadeiro valor.
A sorte da Lagarta é que ela sabe que é assim. Por isso, junta forças para se tornar melhor, envolve-se em um casulo quente, apertado, feio e solitário. Mas é ali, exatamente ali que ela se modifica.
O tempo é preciso respeitar, pois não é fácil se transformar, escolher se quer ser Lagarta, Casulo ou Borboleta. E ela continua sua transformação, ninguém poderá ajudá-la, somente sua força de vontade e perseverança.
Até o dia que ela rompe as paredes do casulo e sai batendo suas asas coloridas para ser uma Bela e Majestosa Borboleta.
E você, já pensou o que quer ser? Lagarta, Casulo ou Borboleta?
Vai se acomodar e ficar se arrastejando por aí, para que tenham pena ou não te percebam? Ou vai virar casulo? Fechando-se para o mundo sem deixar que se aproximem de você, nem sentir o calor do sol.
Embora saibamos que todas as etapas são necessárias, é sempre melhor ser BORBOLETA. Informações adicionais de "casulo"
[ Expandir Informações · Recolher Informações ]
Sinônimo de "casulo"
alvéolo
Rimas de "casulo"
estrídulo · ósculo · vínculo · sículo · trêmulo · século · vocábulo · régulo · nulo · túmulo · ridículo · escrópulo · paulo · cubículo · rulo
Citação com a palavra "casulo"
"No fundo, é isso, a solidão: envolvermo-nos no casulo da nossa alma, fazermo-nos crisálida e aguardarmos a metamorfose, porque ela acaba sempre por chegar"
Feridas Abertas
Prepare-se!
Cada dia é em si mesmo um chamado para novas batalhas e os vencedores
serão aqueles que estiverem mais bem preparados,
afinal de contas, a vida não aceita desculpas como o famoso: "ninguém me avisou...".

Será que é preciso avisar mais alguém que sem estudar não se chega a lugar nenhum?
Será que é preciso avisar que estamos na era digital e que o computador substituiu a máquina de escrever?

Fala sério!
É preciso avisar que o cigarro mata?
Que a bebida alcoólica causa dependência,
que a cocaína vicia e corrói o cérebro pelas beiradas e transtorna muitos lares,
que o orgulho mata, fere, machuca e cobra um alto preço da nossa felicidade?

Será que tem gente que ainda não sabe o valor do respeito?
Será que fazem mal aos outros por ignorância das Leis Divinas?
Será que seqüestram pessoas sem saber da Lei dos homens?
Por quê alegamos ignorância quando a dor nos visita
ou a própria vida vem cobrar os nossos erros,
seja através de doenças, da dor ou sofrimento?

Hoje você tem diante de si uma porta chamada " futuro"
e que não é preciso bater para se entrar, nem precisa de apresentação,
nem carteirinha, nem padrinho nem "quem indicou",
precisa sim, ter coragem de abandonar aquilo que sabemos ser prejudicial a nós mesmos,
ao próximo (e até ao distante), e assumir uma postura bem simples diante da vida:
"eu me amo, me aceito e luto para que cada dia seja o meu melhor dia".
Bem vindo ao futuro, hoje!.
UM  MILAGRE CHAMADO AMIZADE Zé estava voltando para casa, vindo da escola, um dia, quando ele percebeu que o garoto andando na frente dele tinha tropeçado e deixado cair todos os livros que ele estava carregando, uma bola de futebol e um pequeno radinho. Zé ajoelhou-se ajudou o garoto a pegar os seus objetos que estavam esparramados pelo chão. Já que eles estavam indo na mesma direção, Zé ajudou a carregar um pouco os objetos. Enquanto eles caminhavam, Zé descobriu que o nome do garoto era Toinho, que ele adorava vídeo game, futebol e história, que ele estava tendo muita dificuldade com as outras matérias, e que ele tinha acabado de terminar com sua namorada. Eles chegaram à casa de Toinho primeiro e Zé foi convidado a entrar para tomar um suco e assistir um pouco de televisão. A tarde passou agradavelmente com algumas risadas e um papinho de vez em quando, até que Zé decidiu ir para casa. Eles continuaram a se encontrar na escola, almoçavam juntos de vez em quando, até que ambos se formaram no primeiro colegial. Eles ficaram na mesma escola, onde eles continuaram amigos ao passar dos anos. Finalmente, o tão esperado ano do terceiro colegial chegou, e 3 semanas antes da formatura, Toinho pediu para Zé se eles poderiam conversar um pouco. Toinho lembrou Zé do dia, anos atrás, quando eles se conheceram. Toinho perguntou: - Você nunca se perguntou porque eu estava carregando tantas coisas para a minha casa naquela dia? Eu estava limpando o meu armário na escola porque eu não queria deixá-lo uma bagunça para a próxima pessoa que o fosse usar. Naquele dia, eu tinha escondido alguns dos calmantes da minha mãe e estava indo para minha casa para cometer suicídio. Mas, depois de termos passado aquele dia juntos, conversando e rindo, eu percebi que se eu tivesse me matado, eu teria perdido aquele momento e tantos outros que estariam por vir. Então, você está vendo Zé, que quando você me ajudou a pegar aqueles livros do chão aquele dia, você fez muito mais do que somente me ajudar. Você salvou a minha vida.... Cada pequeno "oi", cada pequeno sorriso, cada pequena ajuda é capaz de salvar um coração machucado. Mande essa mensagem para seus amigos. Com essa mensagem também vem a mensagem, da pessoa que o mandou, dizendo que VOCÊ é especial. Há um milagre chamado "Amizade". Você não sabe como ela aconteceu ou quando começou, mas você sabe a alegria que ela traz e percebe que a "Amizade" é um dos dons mais preciosos que o ser humano possui. Amigos são jóias preciosas, realmente, e duram até a eternidade. Eles nos fazem sorrir e nos encorajam para o sucesso. Eles estão sempre ali para nos ouvir, para nos elogiar, e estão sempre de corações abertos para nos receber. Mostre para os seus amigos o quanto você se importa com eles, o quanto você os valoriza e o que eles significam para você.
A esperança é algo que se constrói, ela não surge sozinha. Não é como a paixão que se acende em um segundo.

A esperança é igual a uma semente, pois depende da terra em que foi plantada, do adubo utilizado e se há água e sol.


Uma semente bem tratada pode se tornar uma grande árvore.

A esperança também é assim.

Quando não nos abatemos com as dificuldades da vida, estamos alimentando a esperança; quando corremos e lutamos pelas coisas que acreditamos, mais adubo lhe damos; quando definimos alvos certos a alcançar e abraçamos todas as oportunidades que surgem sem preguiça ou desânimo, então teremos uma árvore.

Se há fé em Deus, então, nossa esperança torna-se uma certeza inabalável.

É isso.

Bjs,

Graça e paz.
SEJA UMA VENCEDORA

Nas escrituras sagradas, conta a história de muitas mulheres guerreiras e vencedoras. Débora é uma delas:

Débora uma mulher escolhida por Deus para participar da história de seu povo e levá-los a vitória. E para termos a vitória, precisamos de "job" ORAÇÃO, JEJUM E BÍBLIA. Temos também que:

Admitir que temos lutas

Em Juízes 4:6 lemos:
"E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o SENHOR Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? "
Débora foi usada por Deus para conduzir o povo à guerra, ela manda chamar Baraque e o incita a ajuntar o exército para guerrear contra os inimigos.
Quantas vezes nós não admitimos nossas lutas, as vezes por frieza espiritual, altivez(orgulho) ou até por comodismo...
A verdade é que precisamos lutar para nos tornarmos vencedoras e para isso antes precisamos admitir que temos problemas.
... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

João 16:33
Jesus nunca nos enganou, não nos prometeu uma vida cristã sem problemas, sem lutas... ele até afirmou que as aflições viriam, mas também nos encorajou a ter ânimo para vencer.

O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza!

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." 2º Corintios 12:9
Todas as vezes que admitimos que precisamos da intervenção de Deus em alguma área da nossa vida Ele manifestará o seu poder!
Não tente ser uma super mulher! Acredite num super Jesus! Ele é todo poderoso e invencível e certamente agirá!

Desperte para a batalha

"E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes." Juízes 4:9
Débora não só incitou o povo a batalhar, mas ela própria foi para o front da batalha. Toda aquela que quer vencer precisa ir para a batalha!
Sabemos que as nossas lutas são travadas nas regiões espirituais e que não lutamos contra carne e sangue, mas contra as forças que militam no reino espiritual.

Por isso diante das lutas, toda mulher cristã precisa levantar-se em batalha espiritual. As nossas armas são espirituais e poderosas em Deus, entre as principais armas de guerra temos o jejum e a oração. Estes princípios tão fundamentais da nossa fé cristã não podem ser negligenciados e nem esquecidos.
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças". Fil. 4:6
Jamais se entregue a derrota ! A oração é a alavanca que move a mão de Deus a nosso favor!

Quem não ora, não melhora!

Busque estratégias em Deus

"E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão." Juízes 4: 7
Débora criou a estratégia para a batalha, armando uma emboscada para os inimigos de seu povo, para que assim fossem derrotados.
Deus dá sabedoria a todos os que o buscam. Em Deus seremos sábias e receberemos as melhores estratégias para a batalha.
A melhor estratégia é aquela que Deus nos mostra. Existem muitas coisas que nos pertencem, que cabem a nós. Deus nos ensinará e guiará nossas atitudes se buscarmos estratégias Nele.



"Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o SENHOR tem dado a Sísera na tua mão; porventura o SENHOR não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele." Juízes 4:14
Débora declarava a vitória mesmo antes que a batalha começasse e encorajava Baraque a crer naquilo que Deus iria fazer.
Isto é fé! É ver as coisas que não aconteceram ainda como se já tivessem acontecido. Fé é certeza, é convicção!
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Hebreus 11:1
Quando agimos por fé a nossa visão é transformada e também a nossa linguagem. Todo aquele que deseja vencer precisa agir em fé, trocar a linguagem da murmuração e do desânimo pela confissão da palavra de Deus e dos milagres!
Débora se tornou vitoriosa e nós também nos tornaremos, mas Deus tem algo mais do que isso para nós.E creio que Ele quer nos levar ao nível de "mulheres mais que vencedoras"!

Como se tornar uma mulher mais que vencedora?

Muitas mulheres podem ser honradas, homenageadas por suas vitórias, por suas conquistas naturais, por sua capacidade, dons e talentos, mas o Senhor quer nos levar além! Quer nos fazer caminhar no nível da sua graça. É neste nível que nos tornamos mais que vencedoras!

Só o Senhor pode nos fazer mais que vencedoras!
Ele nos ensina a vencer e a superar todos os obstáculos e até os fracassos que já experimentamos. A mulher mais que vencedora é aquela que permanece firme mesmo com as más notícias. Não perde a fé! Ela encontra abrigo em Deus!

Rosângela Moura

domingo, 17 de abril de 2011

MENSAGEM

És o

O Sorriso
É o cartão de visita das pessoas saudáveis.
Distribua-o gentilmente.

O Diálogo
É a ponte que liga as duas margens, do eu a você.
Transmite-o bastante.

O Amor
É a melhor música na partitura da vida.
Sem ele, você será um(a) eterno(a) desafinado(a).

A Bondade
É a flor mais atraente do jardim de um coração bem cultivado.
Plante estas flores na sua vida.

A Alegria
É o perfume gratificante, fruto do dever cumprido.
sinta esse perfume na sua vida.

A Paz na Consciência
É o melhor travesseiro para o sono da tranqüilidade.
Viva em paz consigo mesmo.

A Fé
É a bússola certa para os navios errantes, buscando as praias da eternidade.
Deixe-se guiar por ela.

A Esperança
É o vento bom enpurrando as velas do nosso barco.
Chame-o para dentro do seu cotidiano.

Que você possa começar mais um dia repleto de Espera,ça, Fé,
Paz na consciência, Alegria, Bondade, Amor, diálogo e com um sorriso na face. raio da esperança,
És consolo dos aflitos,
A estrela da manhã,
Os clarões do arrebol...
À noite estás comigo
Nos meus sonhos mais bonitos
E me alimento em Teu Amor
Da aurora ao pôr-do-sol...

Diante de Ti, Senhor,
O meu coração inflama,
És alegria e bonança,
Sublime e divinal...
Ao servir-me do Amor
Que Tua presença emana,
Eu me sinto imergir
Numa paz celestial!

Choro

Choro é expressão de vida afetiva, de amor e de ódio; de força de um organismo que se adapta a uma situação de tensão - nunca um sinal de fraqueza! (Pág 168, Psicologias)
Choro

Choro é expressão de vida afetiva, de amor e de ódio; de força de um organismo que se adapta a uma situação de tensão - nunca um sinal de fraqueza! (Pág 168, Psicologias)

ESBOLSO LAGRIMAS EM BENÇÃO

Transformando o vale de lágrimas em vale de bênção
Texto: 2Cronicas 20.1,2

INTRODUÇÃO

É difícil abrirmos nossa boca para bendizer e inclinarmos o nosso coração a Deus quando tudo parece estar desabando. De alguma forma todos nós caminhamos em vales de sombra e de morte, mas a questão é: como transformar esses vales de lágrimas em vales de Bênção:

1°. BUSCAR A FACE DE DEUS EM JEJUM– Vs.3

1. “Josafá teve medo” – o “inimigo do medo” opera nas más notícias, fazendo-nos duvidar da fidelidade de Deus.

2. O medo é um inimigo interno que vem para paralisar a nossa fé, mas podemos vencê-lo por meio da Palavra e do jejum: “… se dispôs aa buscar o Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá”. O jejum lida com os inimigos internos, pois através dele, rompemos cadeias que nos impedem de avançar.

2°. COLOCAR OS OLHOS NA GRANDEZA DE DEUS – Vs. 5-12

1. Josafá direcionou sua oração para a grandeza e o poder de Deus. Muitas vezes até o teor da nossa oração manifesta incredulidade e autocomiseração!

2. Muitas vezes estamos orando, mas com o foco nos problemas. Damos mais ênfase aos problemas e ameaças do inimigo do que à Pessoa Bendita de Deus. Vs.12.

3. Precisamos orar a Palavra. Abrir a boca e liberar a Palavra em confissão de fé.

3°. SABER QUEM LUTA POR NÓS – Vs.15

“A peleja não é vossa, mas de Deus”!

1. Não há necessidade de temermos pois o Senhor peleja por nós! Deixe Deus fazer do jeito dele. Nossas forças são pequenas, mas diante do Senhor, quem resistirá?

Vs. 17

4°. ADORAÇÃO – Vs.18,19

1. A adoração é a nossa maior arma der guerra, pois enquanto o inimigo quer nos levar a murmurarmos, nós reconhecemos a fidelidade de Deus. Enquanto o inimigo quer arrancar dos nossos lábios reclamação, nós abriremos a nossa boca em gratidão!

2. Adorar é render-se a Deus em reconhecimento de Sua perfeição e soberania.

5°. CONFIANÇA EM DEUS E EM SEUS PROFETAS – Vs.20

1. “Crede no Senhor e estareis seguros” – Muitas vezes andamos ansiosos e preocupados porque não temos confiado em Deus. Ele jamais decepciona aqueles que nele confiam!

2. “Crede nos seus profetas e prosperareis” – Deus usa os seus profetas para nos encorajar e trazer direção. Muitos estão na ruína porque não ouvem a voz profética.

“Os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando em virtude do que profetizaram os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido”. (Esdras 6:14a).

3. Profetize no meio do deserto: “Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse” (Vs.20). Devemos confiar e profetizar no meio do deserto.

a. Ezequiel profetizou no vale de ossos secos e Deus trouxe vida.

b. Muitos de nós precisamos nos levantar “pelas manhãs, bem cedo”, e já liberar a palavra profética para que todo deserto se transforme em manancial de águas!

6°. AÇÕES DE GRAÇAS – Vs.21,22

1. Os levitas vestiram suas melhores roupas! Eles se prepararam para celebrar a vitória! Faça o mesmo!! Tire as vestes de cinzas e vista-se de “ornamentos sagrados”, ou seja, de santidade.

2. Salmo 100

3. “Tendo eles começado…” – O Senhor está só esperando que comecemos!

7°. TOME POSSE DA BÊNÇÃO – Vs.25,26

1. Deus está dizendo que tirará as riquezas das mãos do inimigo e colocará nas mãos do seu povo (transferência de riquezas)!!

“Dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome” (Isaías 45:3).

DEUS ESTÁ MUDANDO O NOME DO TEU VALE – Vs26

Talvez o teu vale tenha se chamado até hoje de “vale da sombra da morte”; ou “vale de lágrimas”; ou “Vale dos ossos secos”, mas Deus está mudando o nome para “vale de Bênção”!

O que Ele fala, Ele Faz!! - E Ele disse: VEM! - Mateus 14:22-33

LER: Onde estavam os discípulos (v.22)? Onde Jesus estava orando (v.23)? De que maneira Jesus foi encontrar com os discípulos (v.25)? O que os discípulos pensaram quando viram Jesus (v.26)? Quando Pedro questionou se era mesmo Jesus, o que Jesus respondeu para ele (v.28-29)?
OUVIR: Ao ler este versículo fico pensando que se eu estivesse no lugar de Pedro, se iria obedecer a este comando de Jesus. Será que temos essa confiança a ponto de ir ao encontro de Jesus? Quando Jesus fala, Ele faz! Nós temos apenas que crer em sua palavra. Acreditar no que Jesus está falando não é apenas uma questão de ter fé, mas você precisa ter atitude, decidir crer.  Muitas vezes falta em nós atitude que nos leva em direção aquilo que acreditamos. Coloque em ação a sua fé! confie plenamente no que Deus está falando. Deixe o Espírito Santo falar mais sobre isso ao seu coração.
FALAR: Você consegue ouvir os comando de Jesus e seguir ? Ele disse para Pedro "venha". E para você, o que Ele tem falado? Ore a respeito disso pedindo para Deus lhe dar coragem e prontidão para responder à sua voz!
ESCREVER:  Tente se lembrar de todos os momentos em que você poderia ter seguido o comando do mestre e não seguiu. Escreva cada um deles, e peça ajuda para o Senhor para você mudar a sua atitude, vivendo todos os dias para agradar e servir a Deus.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pensamentos e Provérbios Chineses

Frases e Provérbios Chineses

Se encontrares em teu caminho um homem por demais cansado para dar-te um sorriso, deixa-lhe o teu, pois ninguém precisa tanto do teu sorriso como aquele que já não tem sorrisos para dar

Uma caminhada de mil quilômetros, começa com o primeiro passo

Proverbios chineses
Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda

Ame-me quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso

A humildade é o sólido fundamento de todas as virtudes (Confúncio)

As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas

Primeiro o homem traga um drinque, daí o drinque traga um drinque, e por fim o drinque traga o homem

Muitas vezes se diz melhor calando do que falando em demasia

Frases de auto ajuda

Faça do sofrimento um motivo a mais para sair caminhando. Faça das tristezas, das agruras do dia-a-dia, aquela alavanca que faltava para o impulso que leva à felicidade. Faça do desânimo um motivo a mais para encontrar a vontade escondida, deixada num canto, esquecida

Mau será o dia do homem quando ele se tornar absolutamente satisfeito com a vida que está levando, quando não estiver mais eternamente batendo nas portas de sua alma um enorme desejo de fazer algo maior

Nós somos a soma das nossas decisões

Não somos o que deveríamos ser, não somos o que queríamos ser, não somos o que iremos ser, mas, graças a Deus, não somos o que éramos - Martin Luther King

Diante da morte, qualquer morte, não fique triste, não lamente, lembra-te que toda matéria, sempre, assume novas formas!Toda a vida é um esplendor de formas!Não ha morte! 

Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos

Frases de auto ajuda e motivação
Envie pelo Orkut

Daqui a alguns anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra

A Moral não me ajuda. Sou antagônico nato. Sou uma daquelas pessoas que são feitas para exceções, não para regras - Oscar Wilde

Eu descobri que sempre tenho escolhas. E muitas vezes, trata-se apenas de uma escolha de atitude

Há uma espécie de conforto na auto-condenação. Quando nos condenamos, pensamos que ninguém mais tem o direito de fazê-lo - Oscar Wilde

Mensagens Otimismo - Melhore sua Vida

Existem na vida dois caminhos: Um de flores e o outro de espinhos: O destino quem nos dá é DEUS, o caminho quem segue somos nós

Não interessa o quanto você é bom; sempre poderá ser melhor

Aonde você quer chegar? Vá alto... sonhe alto... Queira o melhor do melhor.. Queira coisas boas para a vida...Pensando assim trazemos para nós aquilo que desejamos...

A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamento

Deus nos ensinou que o amor não consiste em olharmos um para o outro, mas sim, olharmos juntos para fora, na mesma direção.



Quando o corpo não aguenta, é a moral quem sustenta

A crença determina seus atos e estes, seus resultados

Consulte não a seus medos, mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer

A única coisa que se coloca entre um homem e o que ele quer na vida é normalmente meramente a vontade de tentar e a fé para acreditar que aquilo é possível

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados

A transformação pessoal requer substituição de velhos hábitos por novos

esbolço

JOSÉ DO EGITO - Gn 37-50

"Às vezes Deus de fato conduz seus filhos ao sofrimento. Mas isso sempre acontece para que, por meio do sofrimento, ele possa produzir um bem maior" (Lawrence Richards, Comentário Bíblico do Professor)."
A história de José é uma peça fundamental na saga dos patriarcas. Abraão é apresentado na Bíblia como um exemplo de fé. A história de Isaque, seu filho, revela o caráter provedor de Deus. Jacó, neto de Abraão, demonstra como Deus faz suas escolhas, baseado apenas na sua própria misericórdia, e não no mérito humano.
Na história de José, somos conduzidos a um elemento fundamental, através do qual Deus levou adiante as promessas da aliança: a FIDELIDADE. José é um dos maiores exemplos de fidelidade, no Antigo Testamento. Além, é claro, da tão visível fidelidade de Deus.
Visão panorâmica da história de José
José, cujo nome provavelmente significa "que Deus acrescente", era o décimo primeiro filho do patriarca Jacó. Seu nome reflete o papel de sua vida na nação de Israel: ele foi o agente de Deus na preservação e na prosperidade de seu povo no Egito, durante o período de fome na terra de Canaã. Essa prosperidade levou os hebreus à condição de nação, 400 anos mais tarde, no Êxodo. Vejamos um esboço da biografia desse irrepreensível servo de Deus:
  • Gn 30.22-24: José nasceu, quando Jacó, seu pai, ainda trabalhava para Labão, seu sogro. Foi o primeiro filho de Raquel, a mulher a quem Jacó amava. Sua mãe lhe deu esse nome, como expressão do seu desejo de ter outro filho - o que aconteceu no nascimento de Benjamim.

  • Gn 37.2,3: José era responsável por ajudar seus irmãos (Gade, Aser, Dã e Naftali) a pastorearem os rebanhos de Jacó, seu pai; além de ser responsável por prestar relatórios do procedimento deles, enquanto trabalhavam.

  • Gn 37.9-11: José contou a seus irmãos e se pai os sonhos que descreviam seu futuro domínio sobre toda a sua família, inclusive sobre Jacó. Isso aumentou o ódio dos seus irmãos contra ele.

  • Gn 37.12-36: Os irmãos de José armaram uma cilada contra ele, prendendo-o, atirando-o em um poço e vendendo o irmão por vinte peças de prata aos ismaelitas (também chamados de midianitas), como se fosse um escravo. Estes, por sua vez, venderam-no a um "oficial do faraó e capitão da guarda" chamado Potifar.

  • Gn 39: A mulher do seu senhor Potifar, depois de inutilmente tentar seduzir José, acusou-o de tentativa de estupro. Essa acusação levou-o à prisão. Agora, além de escravo, José era um prisioneiro - sem direitos e sem liberdade. Contudo, o autor de Gênesis diz: "Mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade" (v. 21).

  • Gn 40: José interpretou os sonhos de dois prisioneiros especiais - o copeiro-chefe e o padeiro-chefe, funcionários importantes do faraó, que estavam presos devido a alguma acusação contra eles. Com a interpretação dos seus sonhos, José previu o veredicto de faraó sobre eles: o copeiro-chefe seria libertado e restaurado à sua antiga posição e o padeiro-chefe seria condenado à morte.

  • Gn 41.1-36: Dois anos depois o faraó teve dois sonhos, que o deixaram extremamente perturbado. O copeiro-chefe lembrou-se da habilidade de José para interpretar sonhos. Este, por sua vez, decifrou os sonhos do faraó e foi nomeado governador do Egito.

  • Gn 41.37-57: O governo de José foi um sucesso. Durante os sete anos de fartura no Egito, José arrecadou impostos e armazenou mantimentos mais que suficientes para abastecer todo o país durante os próximos sete anos de seca. Quando a fome já havia se espalhado por toda a terra, vinha gente de todas as regiões ao Egito, para comprar trigo de José (vv. 56,57).

  • Gn 42-44: Os irmãos de José desceram ao Egito, em busca de alimentos que pudessem comprar (42.1-3). Antes de revelar sua real identidade aos seus irmãos, José articulou uma série de situações para testar o caráter deles.

  • Gn 45: José revelou a verdade aos seus irmãos, perdoou-os e mandou que eles buscassem Jacó, seu pai, para fugirem da fome que afligia Canaã e viverem como hóspedes especiais do faraó, em uma região fértil do Egito, chamada Gósen.

  • Gn 46-50: Os descendentes de Israel passaram a viver no Egito, onde ficariam pelos próximos 400 anos e se multiplicariam - de uma família de cerca de 70 pessoas, se transformariam numa nação com mais de um milhão de pessoas.

  • Gn 48: Antes de morrer, Jacó adotou os dois filhos de José (Manassés e Efraim), tornando-os participantes da herança dos seus próprios filhos. Essa bênção, que tinha o poder de um testamento profético, transformou-os em patriarcas de duas tribos, das doze de Israel (v. 5) - o que, por sua vez, conferiu a José a bênção dobrada da primogenitura, um direito natural do seu irmão mais velho, Rúben.

  • Gn 50.22-26: José morreu no Egito, depois de passar mais de noventa anos da sua vida longe da terra prometida. Contudo, ele jamais abriu mão da certeza de que Deus um dia, finalmente, cumpriria a promessa de entregar Canaã nas mãos dos seus irmãos, os herdeiros naturais da aliança que Deus fizera com Abraão (vv. 24,25).Esta é, sem dúvida nenhuma, uma das mais belas histórias do Antigo Testamento, por inúmeras razões. Primeiro, porque José foi quem abriu o caminho para que Israel fosse morar no Egito, onde se transformou em uma poderosa nação. Segundo, porque o personagem de José é um tipo que prefigura o caráter e a história de Jesus, o Salvador. E terceiro, porque José se constitui um exemplo de fidelidade inigualável em todo o Antigo Testamento.
    Lições sobre a vida de José
    A história de José é muito mais que o simples retrato de um homem de grande caráter e de fé admirável. É também um marco decisivo na história do povo escolhido de Deus e um modelo de conduta para todos quantos desejam sinceramente ser fiéis ao Senhor.
    1. Deus faz o bem, por meio de tragédias e sofrimentos.

  • A verdade de Rm 8.28 é facilmente comprovada pelo estudo da vida de José. Inúmeras coisas ruins que aconteceram a ele, foram transformadas em coisas boas, e revelaram-se como providências divinas, conduzindo Israel pelos caminhos do amor protetor de Deus.

  • Exemplos:
    a) José foi vendido como escravo; Deus o abençoou e ele foi promovido a um cargo de confiança, na casa de um importante oficial do faraó e capitão da guarda.
    b) José foi falsamente acusado de estupro; Deus o abençoou e ele conheceu pessoas muito influentes na prisão.
    c) O Egito foi afligido por sete anos de seca; Deus utilizou esse tempo para confirmar a habilidade que José tinha para lidar com dificuldades.

  • Estes são apenas alguns dos exemplos da providência divina, realizando seus propósitos, por meio de situações de extrema dificuldade. Existem outros inúmeros exemplos bíblicos que comprovam esse método de Deus de converter o mal em bem (Gn 50.20).2. O coração do homem é provado nas dificuldades que tem de enfrentar.

  • Tiago diz que devemos nos sentir alegres, quando temos de passar por provações, pois estas cumprem o propósito que Deus tem de desenvolver nosso caráter e fazer-nos amadurecer (Tg 1.2-4). Pedro diz que não devemos ficar desapontados, quando somos afligidos por algum sofrimento, pois é justamente por meio do sofrimento que a nossa fé é provada (1Pe 4.12).

  • Todas as situações de dificuldade que sobrevieram a José estavam carregadas de propósitos divinos, como: conduzir o povo de Israel para uma terra onde eles pudessem ser protegidos e preservados; servir de testemunho da soberania de Deus entre aqueles que não faziam parte da aliança feita com Abraão; e salvar os povos de outras regiões, livrando-os de morrer de fome. Mas é evidente que José desconhecia cada um destes propósitos. A única coisa que José sabia era que devia continuar fiel a Deus, qualquer que fosse a sua situação (Gn 39.9).3. A providência divina inclui até os pecados que os outros cometem contra nós.

  • Por duas vezes, pelo menos, a vida de José foi drasticamente mudada por força do ódio e da mentira de outras pessoas. Primeiro, aos dezessete anos de idade, José foi atacado por seus irmãos e vendido como escravo. Isso marcou radicalmente a sua história. Segundo, por resistir às investidas da "mulher do chefe", José foi preso, acusado de tentativa de estupro. Mais tarde, sabemos que a mão de Deus estava por trás dessas duas conspirações. É evidente que o fato desses pecados contribuírem com a vontade e o propósito de Deus, não isenta da culpa aqueles que os provocaram. No entanto, é motivo suficiente para nos livrar dos sentimentos de mágoa e ódio, que podem, muito facilmente, serem abrigados em nosso coração (Ef 4.31; Hb 12.15).

  • Por duas vezes José reconheceu que essa confiança era uma razão mais que suficiente para que ele perdoasse seus irmãos (Gn 45.8; 50.20). José sabia que as ações protetoras de Deus também visavam preservar a vida daqueles que o traíram (Gn 45.7). Portanto, a sua atitude deveria ser de cooperar com o propósito que Deus tinha de salvar e proteger seus irmãos (Gn 50.21).Estas são apenas algumas, das inúmeras lições que podemos aprender com o estudo da história desse personagem bíblico, cuja biografia ocupa a terça parte do livro de Gênesis. José foi um personagem tão importante e de caráter tão nobre, que a maioria dos estudantes da Bíblia reconhecem em José e em sua missão muitos paralelismos com a vida e a missão de Jesus. Por exemplo:

  • Ambos foram rejeitados por seus irmãos;

  • Ambos foram vendidos por prata, como escravos;

  • Sofreram em países estrangeiros, pelo bem dos que o afligiam;

  • Demonstraram extrema capacidade de praticar o perdão.Por tudo isso, José é muito mais que um personagem a ser estudado. Ele é um servo de Deus, que deve ser imitado, cujas virtudes devem ser perseguidas por todos os cristãos de hoje.
    Bibliografia: Comentário Bíblico do Professor, Lawrence Richards, Editora Vida; Gênesis: introdução e comentário, Derek Kidner, Edições Vida Nova; Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, Edições Vida Nova; O Antigo Testamento em Tabelas e Gráficos, John H. Walton, Editora Vida; Quem é quem na Bíblia Sagrada, Paul Gardner, Editora Vida.
    Questões para reflexão:
    1. Em sua opinião, por que é tão difícil demonstrar fidelidade em situações de extrema dificuldade? 
    2. De todas as virtudes de José, qual faria mais diferença em sua vida, hoje? 
    3. Você concorda que Deus faz o bem, por meio de tragédias e sofrimentos? Você já comprovou isso alguma vez em sua experiência pessoal? 
    4. Quais compromissos práticos você acredita que precisa firmar com Deus, diante das lições e das aplicações extraídas desse estudo da vida de José?

  • esbolço

    LISTA DO NUNCA MAIS
    Devemos ter muito cuidado com o que 'profetizamos' sobre nós mesmos, pois "do fruto da boca, o coração se farta; A morte e a vida estão no poder da língua, o que bem a utiliza come do seu fruto" (Pv 18:20,21). "O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma das angústias" (Pv 21:23). Assim, pois: 
    1- Nunca mais direi eu não posso, pois 
    " Tudo posso naquele que me fortalece" (Fl 4:13). 
    2- Nunca mais direi que não tenho, pois 
    " o meu Deus, há de prover magnificamente a todas as minhas necessidades, segundo a Sua glória, em Cristo Jesus". ( Fl 4:19). 
    3- Nunca mais direi que tenho medo, pois 
    " Deus não deu espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria" (II Tm 1-7). 
    4- Nunca mais direi que tenho dúvida ou falta de fé, pois 
    " eu tenho o grau de fé que Deus distribuiu" (Rm 12:3). 
    5- Nunca mais direi que sou fraco e desprotegido, porque
    " o Senhor é o protetor de minha vida" (Sl 26:1) e "aquele que conhece a seu Deus, manter-se-á firme e resistirá" (Dn 11:32). 
    6- Nunca mais direi que satanás tem supremacia em minha vida, porque 
    " o que está em mim é maior do que aquele que está no mundo" (I Jo 4:4). 
    7- Nunca mais direi que estou derrotado, pois 
    " Deus nos concede sempre triunfar em Cristo" (II Co 2:14). 
    8- Nunca mais direi que não tenho sabedoria, pois
    " Jesus Cristo, da parte de Deus, se tornou para mim sabedoria, justiça, santificação e redenção" (I Co 1:30). 
    9- Nunca mais direi que estou doente, pois 
    " fui curado graças às suas chagas" (Is 53:5), e "Jesus tomou as nossas enfermidades e sobrecarregou-se dos nosso males" (Mt 8:17). 
    10- Nunca mais direi que estou preocupado pois
    " confio a Ele todas as minhas preocupações, porque Ele cuida de mim" (I Pd 5:7). Em Cristo estou livre de cuidados. 
    11- Nunca mais direi que estou preso, pois 
    " onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade" (II Co 3:17). Meu corpo é templo do Espírito Santo. 
    12- Nunca mais direi que estou condenado, pois 
    " já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo"(Rm 8:1). 
    FAÇA A SUA LISTA PESSOAL DO NUNCA MAIS
    E EMPENHE-SE EM DEUS PARA VENCER!

    esbolço

    Tema da mensagem: Fidelidade até a morte
    Texto básico: Apoc.2.10
    Introdução: O que é ser fiel? É manter o compromisso, fazendo o que se deve fazer e evitando o que se deve evitar.
    Tópico 1 - Até quando? "Até" é uma palavra chave do texto, que dá idéia de perseverança.
    Até onde você vai seguir a Cristo? 
    Mencionar a trajetória dos discípulos com Jesus. Mat.20.22 Mat.26.33-35
    Enquanto Jesus transforma água em vinho, multiplica pão e faz diversos milagres, 
    todos querem segui-lo. 
    No meio desse caminho existe uma cruz. Nesse momento, os discípulos fogem. 
    Tópico 2 - Causas de desvio:
    a) Tentação da própria carne. (Tentação humana) (I Cor.10.13) (Tg.1.14)
    b) Tentação do Diabo, quando ele se apresenta como se fosse um "amigo". Gn.3 Mt.4
    c) Perseguição, quando o Diabo se apresenta como realmente é: inimigo. Mt.13.21
    d) Risco ou ameaça de morte. 
    Vimos nesses itens, que a vida cristã apresenta DESAFIOS CRESCENTES, como também se observa em Mateus 7.24-27 (chuva, rios, ventos). 
    Tópico 3 - O desvio para uma vida de infidelidade demonstra FALTA DE ALICERCE (Mt.7). 
    Que alicerce seria esse? Experiências com Deus e conhecimento da Palavra de Deus. 
    Conclusão: Recompensa para os fiéis: a coroa da vida (Ap.2.10).

    esbolço

    Tema da mensagem: A arca da aliança
    Texto básico: Êxodo 25.10
    Introdução: Os templos pagãos tinham imagens de ídolos. O tabernáculo de Israel tinha arca como símbolo da presença de Deus e do compromisso entre Deus e Israel. 
    Tópico 1 - Episódios envolvendo a arca: 
    Bezaleel fez (Êx.37.1) 
    Eli perdeu (I Sm.4.11)
    Davi recuperou (I Cron.15.25-29 16.1).
    Tópico 2 - Hoje, o tabernáculo de Deus é o próprio homem. (I Cor.3.16). Todo homem precisa da arca, a presença de Deus em sua vida. De que serve um tabernáculo vazio? Talvez será invadido por outros "moradores"
    Tópico 3 - O que havia dentro da arca? (Hb.9.4) O maná, a lei gravada em pedras, a vara florescida de Aarão. 
    O maná representa Jesus (João 6.31-35). A lei corresponde à palavra de Deus, a Bíblia. A vara de Aarão, um galho seco que floresceu, é uma demonstração do poder do Espírito Santo. Para se ter a presença de Deus DENTRO do homem, é preciso aceitar a Jesus. Para que essa presença possa ser plenamente atuante, é necessário o conhecimento da palavra de Deus e a unção do Espírito Santo. 
    Conclusão: Um dia a arca foi perdida, mas alguém a recuperou. Através de Adão, toda a humanidade perdeu sua comunhão com Deus. Muitos cristãos perderam tantas bênçãos de Deus com o passar do tempo. Tantas manifestações de Deus deixaram de acontecer! 
    Quando Davi recuperou a arca, houve uma grande festa. Transforme sua vida em uma festa espiritual.
    (Fazer apelo para que se recupere a "arca")

    esbolço



    Tema da mensagem: A Experiência de Jacó - 
    Texto básico: Gn.31:17-18 - Gn. 32:22-30
    Introdução: O que você tem buscado na vida ? dinheiro, bens ? O que você está buscando na igreja? 
    Tópico 1 - A situação de Jacó - Jacó estava em uma situação que muitos hoje considerariam ideal :
    - Era descendente de Abraão
    - Era servo de Deus
    - Possuía muitos bens (ovelhas, camelos, jumentos, etc. Gn.30:43)
    - Tinha família.
    - Tinha servos.
    Eram bençãos de Deus. Jacó era um homem abençoado.
    Tópico 2 - A necessidade de Jacó - Jacó precisava de mais alguma coisa ? De uma experiência maior com Deus e por isso ele lutou.
    Apc.3:18 - muitos pensam que já têm tudo.
    De que adianta temos tudo o que os olhos veem e o coração deseja e não termos comunhão com Deus ?
    Tópico 3 - A experiência de Jacó: conheceu a Deus intimamente, de tal modo, que seu caráter foi transformado.
    Conclusão: Nossa maior necessidade não são bênçãos materiais - é transformação de caráter. 
    Este é o objetivo do evangelho para nós. Não é nos transformar em pessoas ricas, mas 
    em pessoas semelhantes a Jesus Cristo. (Rm.8.29). 
    Jacó iria encontrar Esaú. Nós encontraremos desafios diversos.
    Iremos sozinhos ? desarmados ?
    v.22 - "levantou-se naquela mesma noite." Seu posicionamento foi imediato.
    A vitória de Jacó - o impossível - o perdão do irmão - uma nova vida - um novo nome : Israel. 
    (Apelo para busca de uma nova experiência com Deus.)

    esbolço

    A LEI DA SEMEADURA (Gl 6.7b).


    ** Mulher que foi ao céu ... pensou que iria levar um pacote bem grande – mas recebeu uma caixinha pequena. O anjo lhe disse que no céu só entregavam sementes....

    I. SOMENTE VAMOS SEMEAR, SE TIVERMOS UMA VISÃO (UM SONHO) DE NOSSA COLHEITA.
    1. Só semeia quem tem sonho, quem tem visão.
    2. Existem três tipos de pessoas: os que fazem as coisas acontecerem, os que ficam olhando as coisas acontecerem, e os que nem sabem o que está acontecendo.
    3. Visão é uma fotografia de seu futuro preferível. É uma imagem do que você deseja fazer, uma estaca plantada no seu futuro. [Obstáculos].
    4. Sêneca: Qdo. o cap. ñ sabe p/ q. porto se dirige, todos os ventos lhe são contrários.
    5. Quando semeamos sonhamos com a colheita. O poder do sonho (da visão). Enxergamos pela fé o futuro; percebemos o que Deus está fazendo no Seu Reino; identificamos como nos encaixamos nos projetos de Deus.
    6. Quatro verdades sobre a visão.
    · O que você vê é o que você será.
    (eu preciso mudar...)
    · O que você vê é o que você pode realizar.
    (não tiro para todo o lado)
    · Sua visão capacitará você realizar o que parecia impossível.
    · Sua visão vai inspirar outras pessoas.

    II. VAMOS COLHER AQUILO QUE PLANTARMOS
    1. Quem plantar joio, ervas daninhas e espinhos não pode esperar nada diferente além de intrigas, desunião e decepções.
    2. Quem plantar amor, fé, esperança e verdade colherá frutos próprios para uma vida de vitória.
    3. É imprescindível plantar – Na vida, ninguém deixa de plantar algo.
    4. Para quem não se conscientizar de que é preciso plantar para depois colher irá ter muitas frustrações. Como colher sem plantar?
    * certo irmão foi trabalhar em uma empresa...

    III. VAMOS COLHER NO TEMPO CERTO, SE PLANTARMOS TAMBÉM NO TEMPO CERTO.
    1. Há tempo para tudo debaixo do céu...
    2. A semeadura é um dos processos naturais criado por Deus para geração de vida. Não tem efeito instantâneo. É um processo e como tal exige tempo.
    3. Semear exige disposição, perseverança, paciência (não existe colheita instantânea ao plantio).
    4. O perigo da cultura microondas – café solúvel – computador.
    5. No processo de semear bem para colher bem não podemos desperdiçar tempo. Bem vale lembrar o sábio poema de frei Antônio das Chagas (1831-1882):

    Deus pede estrita conta do meu tempo
    E eu vou do meu tempo dar-lhe conta,
    Mas como dar, sem tempo, tanta conta,
    Eu que gastei, sem conta, tanto tempo?
    Para ter minha conta feita a tempo,
    O tempo me foi dado e não fiz conta
    Não quis, sobrando tempo, fazer conta,
    Hoje quero acertar conta e não há tempo.

    Ó vós que tendes tempo sem ter conta,
    Não gasteis vosso tempo em passa-tempo.
    Cuidai, enquanto é tempo, de vossa conta,
    Pois aqueles que sem conta gastam o tempo,
    Quando o tempo chegar de prestar contas,
    Chorarão, como eu, o não ter tempo.
    IV. VAMOS COLHER ONDE PLANTARMOS1. No ano novo continuaremos a viver em geografias específicas.
    2. Temos espaços vitais. Nossa vida vai se estruturando nesses ambientes. É nesses lugares que temos que plantar:
    a) Na família b) No trabalho c) Na Igreja d) Na escola
    3. Os grandes traumas têm raízes na família;
    * irmã que parou de pregar para o marido
    * o filho que começou honrar mais o pai
    4. As maiores decepções com a fé se dão no ambiente religioso.
    * irmão que reclamava que ninguém gostava dele na igreja, mas q. , mas, percebeu que seque cumprimentava as pessoas.
    5. As grandes frustrações pessoais se configuram no local de trabalho.
    * outro irmão via o patrão como um bicho...
    6. É preciso plantar sementes novas exatamente onde vivemos mais intensamente, pois colhemos, primeiramente onde plantamos primeiro.

    V. VAMOS COLHER MAIS DO QUE PLANTARMOS
    1. Quem semeia um sonho e o cultiva – colhe realizações
    2. Quem semeia a palavra – colhe fé
    3. Quem semeia fé – colhe milagres
    4. Quem semeia sorriso – colhe alegria
    5. Quem semeia amor – colhe uma multidão de amigos.
    6. Quem semeia bondade – colhe solidariedade.
    7. Quem semeia perdão – colhe paz.
    8. Quem semeia generosidade – colhe prosperidade

    Mas, a melhor semente somos nós mesmos - Jo 12. 23-26: “É chegada a hora em que o Filho do Homem há de ser glorificado. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem, neste mundo, aborrece a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.

    A Semente
    Como eu queria ser uma semente
    lançada à terra fértil, bem cuidada,
    para mostrar o quanto, ao ser amada,
    tamanha pequenez se faz potente.

    Brotar... crescer... fundir-se em alegria
    ao produzir a mágica das flores,
    que traz beleza, aroma e tantas cores;
    que traz a paz aos olhos e alivia.

    Brotar... crescer... tornar-se mui contente
    ao contornar de frutos sua estada
    por esta Terra fria e apavorada,
    gerando vida para todo o sempre.
    (Luiz Antonio Cardoso)


    Fonte de Inspiração: Editorial do Boletim da 1ª I B. de João Pessoa.

    A CRUZ DE CRISTO (Lc 9. 23-26)


    1) O que era a cruz: Instrumento antigo de execução. Originária da Pérsia e depois legada aos gregos e aos romanos. “A mais cruel das mortes.” (Josefo).
    2) Tipos de Cruz: Nos dias de Jesus havia três tipos de cruz: a X (de Stº André); a T (Comissa); a + (immissa).
    3) No Brasil, Frei Henrique de Coimbra e sete confrades mendicantes, na companhia de um outro grupo de clérigos seculares fincou a 1ª cruz em solos brasileiros.
    4) Por que a Cruz é tão especial que Paulo recusou gloriar-se em qualquer outra coisa (Gál. 6:14)?

    I. NÃO É:
    (1) Sofrer por causa de uma enfermidade.
    (2) Agüentar esposo(a) pelo resto da vida
    (3) agüentar as conseq. de uma profissão
    (4) permanecer solteiro ou ficar viúvo
    (5) uma catástrofe natural
    (6) Perder o namorado 
    (7) um acidente;
    (8) desempego; 
    (9) assalto
    (10) morte; 
    (11) filho viciado;
    (12) crise financ. 
    (13) parente alcoólotra
    (14) infid. Conjugal

    II. É UMA ESCOLHA
    1. O paradoxo da metáfora: criminoso; escravo; fora dos padrões de ascenção social;
    2. Não um determininismo divino. Deus não é um tirano e nossas provações não são algo insuportável
    3. “Se alguém quiser...”
    4. Jesus nunca quis que espiritualizássemos a cruz: como algo interior e místico.
    5. Lc 14.33:
    6. Perto da crucificação, Jesus dá uma lição de sua Filosofia da “Bacia e da Toalha”.

    III. SEGUIR JESUS CUSTA CARO
    1. Lc 14.25-33 – parentela a própria vida; construção e rei em guerra.
    2. Muitos rejeitaram e continuam rejeitando a cruz de Cristo: Lc 9.57-62
    III.1 QUAL SENTIDO QUE A CRUZ DE CRISTO REVELA NESSAS PASSAGENS?
    1. Assumir a cruz de Cristo é algo muito dispendioso.
    2. Jesus quer que racionalizemos as conseqüências da atitude de segui-Lo.
    3. Significa pegar a bacia e a toalha – rejeição.
    4. Não é um ato único e isolado e nem só de um aspecto.
    5.Deus estará sempre dando novas oportunidades de tomarmos novas cruzes.
    6. Quem está debaixo de uma cruz não está indo para uma festa divertida: mas sim,... Portanto, seguir a Jesus implica em estar disposto a morrer por amor ao seu Senhor.
    7. A farsa do Ev. da prosperidade...
    8. Não só mudar nossos hábitos pessoais, mas sim, permitir que Deus implante em nós a mente de Cristo.
    9. Choques com os valores do mundo – e não se deixar levar por eles, pois são efêmeros –
    10. Por isso o mundo ridiculariza a cruz de Cristo:
    * No final de 1990, Só em nossos dias um artista homossexual, Mapplethorpe, recebe a honra de ter uma exposição de fotografias mostrada em todo o país, e que blasfema a cruz de Cristo. Ele fotografou a cruz saindo de um vaso de urina! Muita coisa do resto desta exposição itinerante era tão obscena e maligna que não dá para se repetir.
    11) 1 Jo 2.15-17: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.
    10. Não posso levar a cruz e ter saudades do mundo.
    11. O padrão de sucesso do mundo vai contra o q. J ensinou sobre sua morte –
    a) Mc 8.31: E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto...”
    b) Mc 8.31-38:

    12. Os sofrimentos advindos da Cruz de Cristo só acontecem, com a permissão do servo de Cristo: “Se alguém quer ....”.
    13. Negar-se: (1) recusar a fazer do nosso prazer o alvo da vida; (2) recusar a fazer da nossa vontade a lei da vida. (3) Sujeitar-se à disciplina de Cristo
    5. Jesus não força ninguém a levar a cruz. Levar a cruz é o ato de amor nosso para com Jesus. * " Quem não sacrifica nada não ama. Quem sacrifica pouco ama pouco. Quem sacrifica tudo ama totalmente." (Pe. Monier Vinard).
    14. Você e eu temos nos colocado voluntariamente debaixo da cruz de Cristo?
    15. Por isso, dizemos que a cruz não é ..... (ponto I), mas pode ser se... exemplos...”).

    IV. O ASPECTO MISSIONÁRIO DA NOSSA CRUZ
    1. levar a cruz significa enfrentar todos os nossos sofrimentos e lutas advindas de nossa idenficação com Cristo (Luc. 9:23). A cruz não é uma tragédia, mas algo que temos que carregar para que não nos voltemos para o orgulho. Assim, imitamos o nosso mestre, que carregou a sua cruz e sempre fugiu da plataforma dos holofotes.
    2. Implicação: Quando carregamos a nossa cruz, nos tornamos instrumentos da glória do Pai e não de nós mesmos. Daí, pela graça dele, as pessoas não verão a nós simplesmente, e sim, verão Cristo em nós. Só que o negar-se a si mesmo exige uma determinação, uma renúncia muito trabalhosa. E o primeiro caminho árduo para um servo de Cristo é o da negação. Por isso que a cruz tem a ver com a identificação com Cristo Jesus. Na identificação com a cruz de Cristo, nós damos espaço para a negação diária. Daí, através da nossa vivência diária de negação, influenciamos outras pessoas que estão ao nosso redor, levando-as para o caminhos da cruz.
    CONVITES:1. Se você abandonou a cruz de Cristo...

    2. Se você pensa que não irá conseguir levar mais...

    3. Você que tem levado a sua cruz com fidelidade...

    4. Você que ainda não abraçou a sua cruz.

    Fonte de Inspiração: Meditação Pessoal e Material de Discipulado do Pr. Paulo Solonca.

    esbolço

    A LEI DA SEMEADURA (Gl 6.7b).


    ** Mulher que foi ao céu ... pensou que iria levar um pacote bem grande – mas recebeu uma caixinha pequena. O anjo lhe disse que no céu só entregavam sementes....

    I. SOMENTE VAMOS SEMEAR, SE TIVERMOS UMA VISÃO (UM SONHO) DE NOSSA COLHEITA.
    1. Só semeia quem tem sonho, quem tem visão.
    2. Existem três tipos de pessoas: os que fazem as coisas acontecerem, os que ficam olhando as coisas acontecerem, e os que nem sabem o que está acontecendo.
    3. Visão é uma fotografia de seu futuro preferível. É uma imagem do que você deseja fazer, uma estaca plantada no seu futuro. [Obstáculos].
    4. Sêneca: Qdo. o cap. ñ sabe p/ q. porto se dirige, todos os ventos lhe são contrários.
    5. Quando semeamos sonhamos com a colheita. O poder do sonho (da visão). Enxergamos pela fé o futuro; percebemos o que Deus está fazendo no Seu Reino; identificamos como nos encaixamos nos projetos de Deus.
    6. Quatro verdades sobre a visão.
    · O que você vê é o que você será.
    (eu preciso mudar...)
    · O que você vê é o que você pode realizar.
    (não tiro para todo o lado)
    · Sua visão capacitará você realizar o que parecia impossível.
    · Sua visão vai inspirar outras pessoas.

    II. VAMOS COLHER AQUILO QUE PLANTARMOS
    1. Quem plantar joio, ervas daninhas e espinhos não pode esperar nada diferente além de intrigas, desunião e decepções.
    2. Quem plantar amor, fé, esperança e verdade colherá frutos próprios para uma vida de vitória.
    3. É imprescindível plantar – Na vida, ninguém deixa de plantar algo.
    4. Para quem não se conscientizar de que é preciso plantar para depois colher irá ter muitas frustrações. Como colher sem plantar?
    * certo irmão foi trabalhar em uma empresa...

    III. VAMOS COLHER NO TEMPO CERTO, SE PLANTARMOS TAMBÉM NO TEMPO CERTO.
    1. Há tempo para tudo debaixo do céu...
    2. A semeadura é um dos processos naturais criado por Deus para geração de vida. Não tem efeito instantâneo. É um processo e como tal exige tempo.
    3. Semear exige disposição, perseverança, paciência (não existe colheita instantânea ao plantio).
    4. O perigo da cultura microondas – café solúvel – computador.
    5. No processo de semear bem para colher bem não podemos desperdiçar tempo. Bem vale lembrar o sábio poema de frei Antônio das Chagas (1831-1882):

    Deus pede estrita conta do meu tempo
    E eu vou do meu tempo dar-lhe conta,
    Mas como dar, sem tempo, tanta conta,
    Eu que gastei, sem conta, tanto tempo?
    Para ter minha conta feita a tempo,
    O tempo me foi dado e não fiz conta
    Não quis, sobrando tempo, fazer conta,
    Hoje quero acertar conta e não há tempo.

    Ó vós que tendes tempo sem ter conta,
    Não gasteis vosso tempo em passa-tempo.
    Cuidai, enquanto é tempo, de vossa conta,
    Pois aqueles que sem conta gastam o tempo,
    Quando o tempo chegar de prestar contas,
    Chorarão, como eu, o não ter tempo.
    IV. VAMOS COLHER ONDE PLANTARMOS1. No ano novo continuaremos a viver em geografias específicas.
    2. Temos espaços vitais. Nossa vida vai se estruturando nesses ambientes. É nesses lugares que temos que plantar:
    a) Na família b) No trabalho c) Na Igreja d) Na escola
    3. Os grandes traumas têm raízes na família;
    * irmã que parou de pregar para o marido
    * o filho que começou honrar mais o pai
    4. As maiores decepções com a fé se dão no ambiente religioso.
    * irmão que reclamava que ninguém gostava dele na igreja, mas q. , mas, percebeu que seque cumprimentava as pessoas.
    5. As grandes frustrações pessoais se configuram no local de trabalho.
    * outro irmão via o patrão como um bicho...
    6. É preciso plantar sementes novas exatamente onde vivemos mais intensamente, pois colhemos, primeiramente onde plantamos primeiro.

    V. VAMOS COLHER MAIS DO QUE PLANTARMOS
    1. Quem semeia um sonho e o cultiva – colhe realizações
    2. Quem semeia a palavra – colhe fé
    3. Quem semeia fé – colhe milagres
    4. Quem semeia sorriso – colhe alegria
    5. Quem semeia amor – colhe uma multidão de amigos.
    6. Quem semeia bondade – colhe solidariedade.
    7. Quem semeia perdão – colhe paz.
    8. Quem semeia generosidade – colhe prosperidade

    Mas, a melhor semente somos nós mesmos - Jo 12. 23-26: “É chegada a hora em que o Filho do Homem há de ser glorificado. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem, neste mundo, aborrece a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.

    A Semente
    Como eu queria ser uma semente
    lançada à terra fértil, bem cuidada,
    para mostrar o quanto, ao ser amada,
    tamanha pequenez se faz potente.

    Brotar... crescer... fundir-se em alegria
    ao produzir a mágica das flores,
    que traz beleza, aroma e tantas cores;
    que traz a paz aos olhos e alivia.

    Brotar... crescer... tornar-se mui contente
    ao contornar de frutos sua estada
    por esta Terra fria e apavorada,
    gerando vida para todo o sempre.
    (Luiz Antonio Cardoso)

    esbolço

    ABRAÃO UM MODELO DE HOMEM DE DEUS (GN 13.14-18).


    Ø Abraão é o Pai da Fé: Romanos 4. 9b-11: “[...] As Escrituras Sagradas, que dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.” [...] Deus aceitou Abraão porque ele tinha fé [...] Assim Abraão é o pai espiritual de todos os que crêem em Deus e são aceitos por ele [...]
    Ø A Bíblia fala que os pastores são referenciais:
    a) Presentes: Efésios 4:11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
    b) Devem ser imitados quanto a Fé Hebreus 13:7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
    c) Cuidam das necessidades espirituais do povo de Deus - Hebreus 13:17 Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
    Ø Por que Abraão é nosso referencial, o nosso Pai da fé?
    a) Renunciou uma religião que materializava a imagem da divindade para uma experiência mais madura com Deus que é Espírito;
    b) Vivia uma vida de peregrinação, dando um exemplo de desapego ao terreno (tenda e altar);
    c) Aprendeu a viver dependendo de Deus.
    d) Demonstrou uma disposição para obedecer a Deus incondicionalmente.
    e) Desenvolveu fé para receber milagre.
    f) Era um homem de visão.

    Ø O que significa visão nessa perspectiva? Direção, princípios, alvos. Saber o sentido a ser tomado para chegar no lugar que Deus quer; um ideal que dá sentido para a própria vida; o centro de interesse; o objetivo, a finalidade da vida, aquilo que se procura alcançar; intuito, desígnio

    Como Deus queria que Abrão fosse um vencedor teve que ensinar um dos primeiros requisitos de todo o vencedor: ter visão.

    Assim, Deus recomendou a Abraão que olhasse em 4 direções. Nós tb....

    a) NORTE, o lugar que está diante de ti.
    b) SUL, o lugar por onde já passaste.
    c) ORIENTE, o lugar onde o sol nasce.
    d) OCIDENTE, o lugar onde o sol se põe.

    5. Para sermos uma pessoa...

    I. OLHAR PARA O OCIDENTE, ONDE O SOL SE PÕE - A NOITE, A ESCURIDÃO - AS TRIBULAÇÕES
    1. Quantas tribulações você enfrentou e em quais áreas? Otimismo Pessimismo ou Realismo
    2. Por que sofremos?
    a) Por causa de nós mesmos: A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela: "Como é que DEUS teria permitido algo tão horroroso acontecer, como os atentados terroristas do dia 11 de setembro de 2001?" Anne Graham deu uma resposta extremamente profunda e sábia. Ela disse: "Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?" (Internet)

    b) Por causa dos outros

    c) Por permissão de Deus: Aço Siderúrgica - Tempera

    3. Como você reagiu diante delas?

    4. A proposta de Deus – Rm 5.3b-5.
    II. OLHAR PARA O ORIENTE, O SOL NASCENTE, A FIDELIDADE DE DEUS.1. O sol é 27 X > que a T. Está a 150 milhões de Km da T. A importância do sol para a Via Láctea... O sol é 27 X > que a T. Está a 150 milhões de Km da T.
    2. O sol nunca entrou em greve... Nunca teve aumentou de tarifa. Com o sol Deus mostra que será sempre fiel.

    3. Os Benefícios do sol:
    · Fotossíntese
    · A luz solar mata germes.
    · A imunidade é aumentada pela exposição à luz do sol, e a resistência de seu corpo à infecção é aumentada.
    · Os ossos são fortalecidos pela luz solar.
    · As células sanguíneas vermelhas funcionam melhor após a exposição do corpo ao sol - aumento da habilidade delas transportar e distribuir oxigênio nas células do corpo.
    · O colesterol é mudado em Vitamina D na pele na presença de luz solar não filtrada.
    · Uma sensação de bem-estar é promovida pela luz solar e o humor melhora.
    · Desde que equilibrados, os raios solares têm propriedades curativas.

    4. O sol é uma ilustração da fidelidade do Senhor.
    *** Houve uma época em que um indígena, um cacique de nome Juruna (falecido em 2002), foi eleito deputado. Antes mesmo de ser eleito, Juruna andava dizendo que “palavra de branco não merece confiança”. E caminhava pelo território nacional ouvindo pessoas importantes e registrando as declarações das autoridades em fitas cassetes de um gravador, para depois, não ser desmentido.
    5. Deus é fiel - 2 Timóteo 2:13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.
    *** finanças da igreja.

    6. Hino: "Tu és fiel, Senhor, meu Pai celeste, pleno poder aos teus filhos darás. Nunca mudaste, tu nunca faltaste: Tal como eras, tu sempre serás".

    III. OLHAR PARA O SUL, RECORDAÇÕES.

    1. Do que Abraão lembrava-se? Do ponto de vista do juízo de valor, há dois tipos: boas e as más.

    2. Há duas maneiras de reagir: negativa e positivamente.

    3. O Exemplo do Profeta Jeremias:

    a) Ele escreveu um livro da Bíblia que tem um nome negativo: “Lamentações”, mas, sua mensagem é muito animadora. Seu autor é o profeta hebreu Jeremias, que, em um determinado momento de sua vida, entrou em uma crise de desesperança. Havia motivos: a superpotência Babilônica tinha sitiado a sua querida cidade Jerusalém, por mais de dois anos. A situação de fome era tão terrível que algumas mães chegaram a comer seus próprios filhos. Os sentimentos do profeta foram se degradando terrivelmente.
    b) Até que um dia, Jeremias reage a toda essa situação horrível, não permitindo que sua mente continuasse sendo um baú de más recordações (Lm 3.22-39). Ele passou a ocupar sua mente com fatos que expulsassem o sentimento de desesperança. Lm 3:21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
    c) Para não permitirmos que a esperança morra em nosso coração, devemos tomar as mesmas atitudes que o referido homem de Deus tomou. Inicialmente, devemos ter consciência de que “as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim, novas são a cada manhã”. Em segundo lugar, precisamos crer que vale à pena esperar no Senhor. Disse Jeremias: “grande é a fidelidade de Deus, a minha porção é o Senhor, portanto, esperarei n’Ele”.

    4. Dessa forma, pensemos: como agir positivamente diante das más recordações:
    a) ofensas e ressentimentos – perdão;
    b) erros– arrependimento e mudança radical de atitude.
    c) frustrações – equilíbrio;
    d) fracassos – reavaliações;

    IV. OLHAR PARA O NORTE, O FUTURO. O OLHAR DA ESPERANÇA

    *** Alguns pesquisadores da Universidade de Cornell estudaram 25.000 prisioneiros da Segunda Guerra Mundial. Concluíram que uma pessoa uma pessoa pode viver quarenta dias sem alimento, três dias sem água, oito minutos sem ar, mas nem um minuto sem esperança.

    1. Abraão foi um exemplo do exercício da esperança - Rm 4:18 Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. Mas, Abraão estava “plenamente convicto de que Ele era Poderoso para cumprir o que prometeu” (Romanos 4.21).


    2. O Cristão não precisa de ver nada para termos a esperança de um futuro abençoado - Rm 8:24 Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?

    3. A Bíblia nos inspira a sermos pessoas esperançosas - Rm 15:4 Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

    *** Pintor Watt – quadro a Esperança

    Salmos 146:5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus,

    Pv 23.17-18: Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do SENHOR perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.